Ter pessoas conectadas aos objetivos e cultura de uma organização é um fator que favorece o engajamento e a felicidade. Esse é o trabalho com propósito.
Afinal, resultados coletivos dependem do engajamento de colaboradores únicos. Para isso, é preciso encontrar um equilíbrio entre as necessidades das pessoas e do negócio.
Neste artigo, vamos te mostrar como atrair e engajar colaboradores e times com base no propósito. Vamos lá?
Por que o trabalho com propósito conecta colaboradores e empresas?
Significativa parte das organizações já entenderam que o fit cultural é um fator importante nos processos de seleção. Mas, você sabia que podemos ir além disso? Ou melhor, que existe a possibilidade de tornar essa etapa ainda mais certeira?
É possível ir muito além da análise de soft skills para formar uma equipe alinhada com seus valores e objetivos. Para isso, é preciso olhar para a raiz de tudo: as pessoas.
Segundo a empresa de pesquisa de opinião norte-americana Gallup, 60% das pessoas se consideram desconectadas do trabalho e 27% estão ativamente desengajadas. Esses dados são reflexo, entre outros fatores, do desalinhamento profissional entre colaboradores, lideranças e colegas de trabalho.
Na Holi Connection, apostamos que a descoberta e ativação das Power Skills de cada talento gera autoconhecimento, o que favorece a construção de conexões verdadeiras em quaisquer áreas da vida.
A conexão, por sua vez, traz uma série de consequências positivas, entre elas, mais felicidade e satisfação no trabalho.
Por que conhecer os propósitos da minha equipe?
Conhecer os propósitos de uma equipe implica em entender os valores, preferências e habilidades únicas das pessoas que a compõe. Isso é primordial, pois quando temos ciência do que gera interesse, podemos ativar o potencial máximo de cada um por meio de uma jornada de autodescoberta.
Com a potencialização das competências existenciais de cada pessoa, também observamos melhoria nas relações de trabalho, bem-estar e um ambiente saudável, com uma gestão mais humanizada.
O trabalho com propósito traz conexões mais verdadeiras e relações harmônicas, e a tendência é que o engajamento dos times aumente, influenciando também nos resultados coletivos e individuais. Outra consequência positiva é o fortalecimento das conexões emocionais, o que previne o burnout e ajuda a reduzir o turnover.
Por que conhecer os propósitos de novos talentos?
Quando falamos de novos talentos, o objetivo é fazer com que essas pessoas estejam em sintonia com a cultura da empresa e com os demais colaboradores, certo?
As Power Skills também podem ajudar no processo de conhecimento das competências únicas desses profissionais, tendo em vista que, a partir da jornada de descobrimento e ativação, é possível receber insights relevantes sobre como os talentos se expressam no mundo por meio de atitudes e desejos.
Isso porque, com Holi, as pessoas passam por uma experiência de autoconhecimento de seus talentos internos, guiadas por uma inteligência conversacional humanizada e personalizada.
A partir disso, é possível ter acesso a como cada pessoa poderá atuar dentro dos times pré-estabelecidos, bem como definir novas posições, cargos e traçar planos individuais e conjuntos.
Como identificar o propósito de cada colaborador?
Para identificar propósitos, é preciso um método que “ilumine” as pessoas. Em outras palavras, acreditamos que fugir de processos tradicionais que foquem na cultura do GAP (a busca em reforçar os pontos fracos dos talentos) é a melhor escolha.
GAP pode ser traduzido para “lacuna”, em português. Ou seja, com esse processo, os critérios negativos passam a ter peso determinante na avaliação das pessoas. Isso contribui para a cultura do adoecimento, e essa não é a melhor forma de atrair e engajar talentos.
Sendo assim, a inteligência Holi Connection te guia em uma jornada de autodescoberta responsável por identificar, aprofundar e ativar os talentos internos por meio de práticas e experiências no mundo.
A experiência da plataforma é direcionada para diferentes pessoas e fins, sendo um deles a busca pela conexão no trabalho. Como vimos, a atração e o engajamento de colaboradores alinhados aos propósitos da empresa pode ser uma das consequências disso.
Chegamos ao fim deste artigo. Hoje, nós falamos sobre a importância do trabalho com propósito. Se você quiser conhecer mais aplicabilidades da solução Holi Connection para você, suas pessoas e para o seu negócio, acesse o nosso site! Esperamos você lá.
Leonardo Barbosa e Silva é Head de Consultoria da Holi, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) com especialização em Psicologia Organizacional pela Universidade de Franca.