É possível ter felicidade no trabalho? E como ser feliz nesse ambiente pode trazer mais engajamento para os profissionais? Neste artigo, vamos falar sobre as possíveis formas de contribuir para que as pessoas se sintam felizes dentro e fora dos escritórios. Vamos lá?
O que é ter felicidade no trabalho, afinal?
Ao falar sobre felicidade, entramos em um tema subjetivo, em que fatores de promoção e alcance depende das pessoas envolvidas, do espaço e de condições materiais em uma determinada realidade.
É possível traduzir felicidade como um estado de deleite, contentamento e bem-estar subjetivo. No trabalho, a felicidade pode ser proporcionada de diversas maneiras, relacionando-se, principalmente, às atividades exercidas, ao cotidiano, à instituição e às pessoas presentes nesse local.
A partir disso, entendemos que a felicidade no trabalho tem origem na motivação e na satisfação a respeito das atividades exercidas e tudo que as envolve. Ou seja, ao descobrir o que motiva uma pessoa, sabemos como proporcionar bem-estar e felicidade para ela.
Como a felicidade no trabalho se relaciona com engajamento?
Uma pessoa feliz em relação ao seu trabalho torna-se mais engajada nas atividades que desempenha. Afinal, elas também são a fonte de sua felicidade, concorda?
Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Esses dados elevados mostram que a satisfação engaja, além de trazer benefícios para a saúde mental e física das pessoas.
Quais outros benefícios da felicidade no trabalho?
Ainda que para muitas pessoas a felicidade tenha um fim em si, ela também carrega consigo inúmeros outros benefícios, tanto para as pessoas quanto para os negócios. Isso porque ela é a consequência de uma série de ações que devem ser realizadas entre os indivíduos em um grupo social, mas junto dela outros pontos positivos são notados. Confira alguns deles a seguir!
Segurança psicológica e qualidade de vida
Um trabalho que promove felicidade corporativa permite que seus profissionais tenham mais qualidade de vida – dentro e fora desse espaço.
Isso porque a gestão que oferece segurança psicológica preza pela saúde de seus colaboradores, os colocando no centro de suas preocupações e trabalhando estratégias de bem-estar.
Aumento na produtividade
Motivação e felicidade no trabalho andam juntas, assim como a satisfação está ligada à produtividade. Afinal, o engajamento é o elo entre os objetivos, desejos e as ações. Quando estamos felizes e realizados, encontramos mais engajamento, o que nos torna, por consequência, mais produtivos.
Melhora do clima organizacional
É notável quando um clima organizacional é positivo ou negativo, afinal é a relação entre as pessoas que molda essa percepção. Se estamos infelizes, desmotivados e sobrecarregados no trabalho, isso interfere nos relacionamentos interpessoais dentro e fora desse espaço.
Maior retenção dos profissionais
Com um clima de satisfação, engajamento e bem-estar, sob uma gestão humanizada e que oferece uma boa employee experience, os casos de absenteísmo da empresa tendem a cair.
E isso tem comprovação: de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, os maiores casos de afastamento do trabalho tem relação com transtornos de saúde mental.
Isso significa que os fatores citados acima ajudam a proporcionar felicidade para esse ambiente, assim como uma relação positiva do colaborador com as pessoas e com as atividades exercidas.
Como proporcionar bem-estar para os meus colaboradores?
É possível ir além das estratégias tradicionais de bem-estar como as políticas de benefícios e colocar o colaborador no centro de suas decisões de forma mais ampliada.
Isso pode ser feito por meio de soluções de Wellness especializadas nesse processo, trabalhando uma liderança humanizada e conhecendo a fundo as pessoas que compõem a organização.
Holi Connection é a única plataforma de Power Skills do mercado. Nosso objetivo é proporcionar bem-estar às pessoas por meio de uma jornada de autoconhecimento individual que dá acessos relevantes para a gestão e colabora para o aumento nas conexões no trabalho.
A jornada Holi mostra as competências existenciais de cada colaborador – as Power Skills, assim como seus interesses e talentos. Isso contribui para a criação de estratégias de engajamento e bem-estar alinhadas com os objetivos da gestão.
Para conhecer mais sobre a tecnologia Holi e entender como ela pode te ajudar a traçar caminhos em direção a felicidade no trabalho, acesse o nosso site. Até a próxima!
Juliana Senra é Head de Psicologia da Holi, formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Psicologia Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC).