Desenvolvimento profissional: saiba como potencializá-lo por meio das Power Skills

Desenvolvimento profissional: saiba como potencializá-lo por meio das Power Skills

Ao ler o título, imaginamos que possa ter surgido uma pergunta: “como as Power Skills podem colaborar para o desenvolvimento profissional?”

A questão vai além das habilidades em si, mas para entender isso, precisamos passar por elas. Afinal, existem diversos mecanismos para potencializar o desenvolvimento profissional, e ativar os talentos internos é uma solução eficaz.

Para entender como fazer isso, fique com a gente neste artigo que explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

A relação entre desenvolvimento profissional e pessoal

O desenvolvimento profissional e pessoal estão interligados, mesmo que indiretamente.

Isso porque, apesar de algumas pessoas preferirem separar as duas coisas, nossa vida é formada pela soma de todas as nossas facetas.

Por esse motivo, a medida em que uma pessoa trabalha aspectos específicos de desenvolvimento, ela influencia também outras áreas.

É nesse contexto que as Power Skills entram em cena: além de proporcionar uma conexão com a vida profissional, elas ainda são positivas para a vida pessoal.

Afinal, as competências existenciais dizem respeito às características que nascem com cada pessoa, sendo inerentes e únicas a elas.

O papel da empresa no desenvolvimento profissional de suas pessoas

As empresas podem (e devem) participar do desenvolvimento de seus colaboradores. Além de proporcionar melhores resultados para o negócio, essa iniciativa também contribui para o bem-estar das equipes.

Quando falamos de desenvolvimento no trabalho, enxergamos que ele pode acontecer de forma integral, beneficiando também as pessoas individualmente.

Exemplo disso é o aprimoramento de habilidades que fazem com que cada ser humano se expresse e se destaque em qualquer ambiente.

Formas de estimular o desenvolvimento dos colaboradores

As habilidades diversas que formam cada ser humano, sejam elas naturais ou conquistadas, podem estimular seu desenvolvimento profissional. Veja, a seguir, como cada competência contribui para isso.

Hard Skills

As Hard Skills são competências técnicas que podem ser desenvolvidas por meio de alguns processos tradicionais em Gente e Gestão, como cursos e capacitações de tarefas específicas. Exemplo disso é o conhecimento em línguas estrangeiras e habilidades com planilhas.

Soft Skills

As Soft Skills, habilidades como o trabalho em equipe e a inteligência emocional, por exemplo, também se desenvolvem por meio de feedbacks, imersões em sessões de coaching e programas de mentoria. Os planos de desenvolvimento individuais e coletivos também são uma ótima forma de estimular o desenvolvimento profissional.

Power Skills

Já as Power Skills são habilidades internas já existentes que podem ser ativadas e aprofundadas. Autoconfiança, liderança e visão integral são alguns exemplos delas. Por isso, é necessário fazer uma jornada de autoconhecimento para conhecer esses talentos poderosos e, a partir disso, planejar estratégias personalizadas com base nas descobertas.

Mas, como as Power Skills contribuem para potencializar o desenvolvimento profissional e pessoal?

Desenvolva as suas pessoas por meio das Power Skills

Conhecer as características que nascem conosco é uma forma de nos conectar com os nossos objetivos internos e um caminho para alcançar felicidade e satisfação profissional.

Afinal, quando ativamos as nossas Power Skills, exploramos o que nos torna mais poderosos e nos chama a atenção para o que nós verdadeiramente nascemos para fazer.

Com isso, a motivação para ir atrás dos objetivos torna-se mais “aguçada” e latente no dia a dia. Seja no trabalho ou fora dele, ir atrás de propósitos ligados ao nosso eu interior fica mais natural.

Assim, quando as lideranças conhecem as motivações pessoais de seus colaboradores, é possível elaborar estratégias mais certeiras para desenvolver suas equipes.

Afinal, se temos acesso aos pontos de destaque de cada pessoa, podemos reorganizar a formação dos times, atribuir demandas e projetos específicos para cada um e até mesmo elaborar diferentes práticas de engajamento das equipes, por exemplo.

Chegamos ao fim deste artigo! E aí, você tem buscado formas de desenvolver a sua equipe estimulando a sua conexão com o trabalho? Conheça mais sobre as Power Skills e como elas colaboram para o engajamento! Acesse o nosso site e fale conosco.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Até a próxima!