A Psicologia Positiva é a área focada nos elementos que trazem felicidade e bem-estar às pessoas.
É do mesmo princípio que parte a liderança positiva, na qual os líderes buscam conhecer seus colaboradores, estimulando o desenvolvimento de seus pontos fortes.
Com a adoção dessa prática de liderança, inúmeros benefícios são gerados para as pessoas que compõem as equipes — em todos os cargos e posições — e para o negócio.
A seguir, você conhecerá quais são eles e entenderá como surgiu a liderança positiva e sua relação com o bem-estar no trabalho.
Conheça a liderança positiva
A prática que estimula o desenvolvimento dos pontos fortes de cada pessoa é a liderança positiva.
Por meio dela, líderes buscam conhecer os colaboradores de sua equipe, valorizando suas características positivas para incorporá-las estrategicamente no trabalho.
Esse modelo de gestão colabora para o crescimento individual e coletivo dos profissionais, uma vez que eles entram em contato com suas qualidades, aprimoram seus talentos e exploram o seu potencial.
O resultado desse processo é um aumento no bem-estar e felicidade dos times, pois as pessoas que os compõem se sentem valorizadas e reconhecidas a partir dessa ação.
Os princípios da liderança positiva
Assim como qualquer conceito e prática, a liderança positiva tem algumas características que a formam. Entre elas, podemos citar:
- segurança psicológica;
- valorização profissional;
- trabalho com propósito;
- comunicação eficiente e não violenta;
- bom relacionamento entre lideranças e equipes;
- clima organizacional saudável.
Todas essas características têm um ponto em comum: a valorização primordial dos profissionais, os enxergando como seres humanos antes de suas funções e entregas.
Essa visão, por sua vez, colabora para a motivação das pessoas da equipe, favorecendo também o engajamento no trabalho.
A liderança positiva e o engajamento
Como vimos, a liderança positiva contempla princípios que trazem uma série de qualidades para pessoas e empresas.
Entre elas, o aumento das conexões emocionais no trabalho, gerada pelo autoconhecimento e pela valorização das características individuais.
A liderança positiva também tem um impacto significativo no engajamento dos colaboradores. Quando os líderes adotam essa abordagem, a tendência é que os liderados se sintam mais motivados, produtivos e comprometidos com o sucesso da organização.
Afinal, a partir desse movimento, as pessoas passam a enxergar sua contribuição como verdadeiramente necessária para a evolução dos negócios.
A seguir, destacamos algumas maneiras pelas quais a liderança positiva contribui para o engajamento. Confira!
Criação de um ambiente positivo
Assim como é estudado na arquitetura das cidades, sabemos que o espaço de trabalho afeta diretamente no bem-estar, na produtividade e na saúde mental das pessoas.
Por esse motivo, líderes positivos buscam cultivar um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e leve (físico e mentalmente), onde os colaboradores se sentem valorizados, respeitados e devidamente reconhecidos pelo seu trabalho.
Incentivo de bons relacionamentos interpessoais
A empatia dos líderes positivos fortalece os relacionamentos dentro da equipe, promovendo a colaboração, o apoio mútuo e o senso de comunidade.
Os relacionamentos fomentados a partir de uma conexão emocional estabelecida fazem com que as pessoas também permaneçam por mais tempo em uma corporação, pois elas encontram motivos genuínos para isso.
Expressão das atitudes naturais das pessoas
Mais um ponto gerado pelo ambiente positivo é a expressão natural das atitudes individuais de cada membro da equipe.
Com a confiança gerada pelas boas relações interpessoais, as pessoas se sentem mais confortáveis em expressar quem elas verdadeiramente são.
Isso evidencia talentos internos, objetivos e propósitos que ajudam a manter as conexões entre os colaboradores, lideranças e organização ativas.
Estimula a autonomia, a inovação e o desenvolvimento profissional
Ao confiar em suas equipes e encorajar a experimentação, a liderança positiva, por sua vez, estimula os colaboradores a assumirem responsabilidades e a contribuírem com novas ideias e soluções criativas.
Além disso, líderes positivos incentivam o crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de aprendizado e desafios que os motivam a alcançar seu pleno potencial.
Passo a passo para uma liderança positiva
Agora que você já entende a importância de uma gestão positiva para o engajamento saudável de uma equipe, apresentaremos um passo a passo de como implantar esse modelo de liderança na sua corporação. Vamos lá?
1. Busque autoconhecimento
Entender suas próprias forças como líder é o primeiro passo. Por isso, reflita sobre o seu estilo de liderança e identifique pontos de melhoria.
Para isso, Holi Connection te ajuda com uma jornada de autoconhecimento focada na descoberta e ativação das competências existenciais – aquelas que tornam cada pessoa única.
Tenha em mente que ativar as Power Skills de líderes e equipes fortalece a conexão emocional entre os profissionais, gestores e o negócio.
2. Desenvolva habilidades
Invista no desenvolvimento de habilidades de liderança. Para isso, é válido pensar nas Soft Skills como a comunicação eficaz, inteligência emocional, resolução de problemas e tomada de decisões.
Além disso, descobrir as próprias competências existenciais é conhecer nossos objetivos de vida, propósitos e essência.
As Power Skills nos mostram qualidades que podemos aprofundar no trabalho e na vida pessoal, despertando nossos talentos de dentro para fora.
3. Construa relacionamentos sinceros
Dedique tempo e esforço para construir relacionamentos significativos com seus colaboradores. Para isso, pratique a escuta ativa e esteja presente para apoiá-los quando necessário.
Esta é mais uma oportunidade para explorar a jornada das Power Skills. Quando aplicada aos times, ela fornece acesso às características dos colaboradores para as lideranças, que poderão elaborar estratégias de motivação e engajamento com base em seus propósitos e objetivos pessoais.
4. Incentive a promoção de um ambiente positivo
Estabeleça uma cultura positiva e inclusiva, onde todos se sintam valorizados e respeitados. Reconheça e celebre as conquistas da equipe e promova o trabalho em equipe colaborativo.
Novamente, retomamos à importância das conexões emocionais. Sem elas, o ambiente de trabalho se torna cansativo, e é difícil encontrar motivação para a busca de objetivos comuns.
5. Liderança pelo exemplo
Segundo o International Stress Management Association (ISMA-BR), apenas 32% dos colaboradores dizem se identificar e se inspirar no exemplo de sua liderança.
Esses dados evidenciam a necessidade de desenvolver líderes que sejam referência para os seus talentos. Lembre-se de que suas ações falam mais alto do que suas palavras.
Por esse motivo, é importante que gestores e gestoras sejam um modelo de comportamento positivo, demonstrando empatia, integridade e respeito em todas as interações.
A jornada rumo a conexão e o bem-estar no trabalho
Chegamos ao fim deste artigo! Hoje, nós vimos a importância da ativação das Power Skills para a conquista de conexão e bem-estar no trabalho, contribuindo para uma liderança positiva.
Ao olhar para as competências existenciais de cada colaborador, é possível entender melhor suas necessidades e despertar seu potencial máximo!
Holi Connection contribui para isso por meio de uma jornada de autodescoberta com acesso a estratégias de gestão que ajudam a alcançar um ambiente de trabalho saudável, onde o bem-estar é prioridade.
Somos a única plataforma de Power Skills do mercado que fornece uma jornada de conhecimento das qualidades únicas e poderosas de cada pessoa e permite que líderes alcancem resultados surpreendentes.
E aí, gostou do conteúdo? Para saber mais sobre essa solução, te convidamos a acessar o nosso site, onde você encontra tudo que Holi pode oferecer para as suas lideranças se desenvolverem. Até a próxima!
Juliana Senra é Head de Psicologia da Holi, formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Psicologia Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC).