Como as Power Skills ajudam na gestão de performance?

Como as Power Skills ajudam na gestão de performance?

A gestão de performance é um diagnóstico importante para as empresas, por abranger um conjunto de ações que buscam potencializar o desempenho dos colaboradores.

Mas, você sabia que é possível incrementar essa estratégia com soluções que visam proporcionar autoconhecimento e apontam para os pontos fortes de cada pessoa?

Neste artigo, você entenderá o que é gestão de performance e como potencializar esse processo por meio das Power Skills, criando uma cultura de alto desempenho e engajamento.

O que é gestão de performance?

A gestão de performance é um dos pilares para a gestão de pessoas e vai além da avaliação pontual de resultados.

Trata-se também de um processo contínuo de desenvolvimento, feedback e alinhamento de expectativas entre os objetivos dos colaboradores com os alvos estratégicos de uma organização.

Esse conjunto de práticas e processos visa estabelecer metas claras, monitorar o progresso das equipes, fornecer retornos contínuos e promover o desenvolvimento de habilidades e competências para alcançar o máximo potencial dos profissionais.

Entre os intuitos da gestão de performance, podemos evidenciar:

  • melhoria contínua da performance, pois ela busca promover o desenvolvimento constante dos colaboradores por meio de avaliações regulares e feedback construtivo;
  • alinhamento estratégico, pois garante que os membros da equipe estejam trabalhando em sintonia com os objetivos organizacionais;
  • engajamento e pertencimento, por criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam verdadeiramente valorizados e motivados a dar o seu melhor em suas funções;
  • reconhecimento e recompensa, incentivando comportamentos positivos e o alcance de metas.

Como implementar uma gestão de performance eficaz?

Antes de realizar a gestão de performance, é preciso entender o momento que o negócio está vivendo e suas principais necessidades. Entendemos que existem diferentes condições para diferentes empresas, bem como as possibilidades e metas que se estabelecem a curto, médio e longo prazo.

Se as condições forem favoráveis para a aplicação dessa estratégia, podemos seguir para o passo a passo – que não necessariamente se aplica a todos os negócios, mas nos darão uma direção de como trabalhar uma gestão de performance.

1. Definição de metas claras e alinhadas

O primeiro passo da gestão de performance é a definição de metas claras, específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais – as metas SMART.

Elas devem estar alinhadas com os objetivos da empresa e com as aspirações dos colaboradores, garantindo que todos saibam o que é esperado deles e o que o negócio pode oferecer em troca.

2. Monitoramento contínuo e feedback regular

Não é suficiente apenas definir metas no início do ano e avaliá-las no final; é necessário acompanhar o progresso regularmente, oferecendo feedbacks construtivos e ajustando as expectativas conforme necessário.

Retornos frequentes ajudam a manter os colaboradores na direção correta e a identificar as áreas que podem ser fortalecidas.

Holi Connection pode auxiliar nessa etapa porque sua jornada de autoconhecimento oferece dados estratégicos sobre cada usuário. Isso favorece a gestão de pessoas a partir do acesso às características inatas, desejos e interesses das pessoas que compõem as equipes.

3. Desenvolvimento de competências e habilidades

Outra parte importante da gestão de performance é o foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores.

Isso pode incluir treinamentos, mentorias, workshops e outras iniciativas que ajudem os profissionais a aprimorarem suas capacidades e a se prepararem para novas responsabilidades ou desafios.

Na etapa de aprofundamento da jornada Holi, é possível ter acesso a recomendações personalizadas de leituras, podcasts e outros materiais focados no desenvolvimento pessoal e profissional.

4. Avaliação e reconhecimento

Avaliações periódicas de desempenho ajudam a identificar colaboradores de alta performance e aspectos que podem ser potencializados.

Reconhecer os talentos, esforços e conquistas é fundamental para elevar a motivação e incentivar o desempenho contínuo de cada pessoa. Além disso, quando temos acesso às habilidades inerentes de cada um, sabemos como oferecer recursos para aprimorá-las. Assim, é possível reconhecer uma pessoa por algo que ela nasceu para fazer, o que traz para ela um sentimento de realização.

5. Uso de tecnologia e ferramentas de gestão

A tecnologia pode ser uma aliada poderosa na gestão de performance.

Exemplo disso são as plataformas de feedback contínuo, softwares de avaliação de desempenho e aplicativos de gerenciamento de metas, que podem simplificar o processo, tornando-o mais eficiente e transparente.

A Wellness Tech Holi também pode apoiar nesse processo, afinal, não há melhor forma de gerir a performance das pessoas do que as conhecendo bem. Ao ter acesso às Power Skills dos colaboradores e sabendo como proporcionar um senso de realização e bem-estar para as equipes, é possível traçar planos estratégicos focados em seu desenvolvimento.

Qual o papel das Power Skills na gestão de performance?

Conhecer as Power Skills dos colaboradores permite uma abordagem mais personalizada e estratégica nas empresas.

A seguir, conheça algumas vantagens de se focar nas competências existenciais durante a gestão de performance.

Alocação estratégica de talentos

Com o conhecimento das Power Skills, líderes podem pensar mais estrategicamente nas funções que se alinham com as competências existenciais de cada colaborador. Elevando, assim, seu potencial ao máximo e aumentando o seu engajamento.

Feedback personalizado e efetivo

Ter acesso às Power Skills permite que as lideranças forneçam feedback mais humanizado, direcionado e eficaz, porque ele visa desenvolver os pontos de força de cada pessoa.

Quando trazemos Holi para as empresas, é possível ajudar os colaboradores a potencializarem suas habilidades únicas, em vez de focar nas características menos desenvolvidas.

Segurança psicológica e qualidade de vida

O conhecimento das Power Skills permite criar planos de desenvolvimento personalizados que atendam às necessidades e aspirações individuais, promovendo um crescimento pessoal e profissional.

Além disso, as relações interpessoais no ambiente corporativo são favorecidas, tendo em vista que o acesso às habilidades únicas de cada um fortalece as conexões emocionais. Isso traz um sentimento de acolhimento, assim como um bem-estar psicológico para os trabalhadores.

Fortalecimento da cultura de alta performance

Quando as Power Skills são reconhecidas e valorizadas, cria-se uma cultura de alta performance onde os colaboradores se sentem empoderados a dar o seu melhor. Isso porque eles sabem, assim, que suas competências existenciais são apreciadas.

Imagine um colaborador com as Power Skills Empatia e Comunicação, mas que tem dificuldades na resolução de problemas complexos.

Com o conhecimento dessas competências, o líder pode oferecer treinamentos que o ajudem a aprimorá-las para diversas funções. Enquanto isso, ele as valoriza em situações específicas em que são naturalmente evidenciadas.

Quanto à questão da resolução de problemas, é possível pensar em contribuições que as Power Skills existentes podem trazer ou compreender de que forma outras pessoas da equipe com essa aptidão específica podem ajudar.

Colaboradores com a Power Skill Visão Lógica, por exemplo, podem ser boas parcerias para um projeto conjunto, pois eles têm facilidade com atividades que necessitam organização, análise e planejamento.

Essa abordagem personalizada não só melhora o desempenho do colaborador, mas também promove um ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo.

Por que integrar as Power Skills na gestão de performance da sua empresa?

É possível ir além das estratégias tradicionais de bem-estar como as políticas de benefícios e colocar o colaborador no centro de suas decisões de maneira mais ampla.

De forma prática, as Power Skills podem estar presentes na gestão de performance em diferentes etapas, agregando para uma visada estratégica e humanizada, como foco nas pessoas.

Ao adotar uma abordagem personalizada que valorize individualmente as competências existenciais as empresas promovem um ambiente de felicidade no trabalho, engajamento, alta performance e crescimento contínuo.

Com as ferramentas certas e uma estratégia bem definida, a sua empresa pode não apenas melhorar o desempenho, mas também criar uma cultura organizacional sólida, que fomente o senso de pertencimento, bem-estar e segurança psicológica.

Holi Connection é a única plataforma de Power Skills do mercado. Nosso objetivo é proporcionar bem-estar às pessoas por meio de uma jornada de autoconhecimento individual que dá acessos relevantes para a gestão e colabora para o aumento nas conexões no trabalho.

Para conhecer mais essa tecnologia e entender como ela pode auxiliar na gestão de performance, acesse o nosso site. Até breve!